Apenas três sobreviventes no Aconcagua.

Para finalizar essa página triste de inicio de ano...

O resgate conseguiu localizar e trazer para baixo os montanhistas italianos que estavam perdidos na região do Glaciar dos Polacos no Aconcagua. Dois montanhistas morreram, um deles era o guia da expedição.

"Na maior operação de resgate já presenciada no Aconcagua, a maior montanha dos Andes, um grupo de resgate conseguiu auxiliar em meio a uma forte tempestade os três montanhistas italianos e o guia argentino, que horas depois morreu, segundo o cônsul italiano em Mendoza, Pietro Tombaccini.
Todos haviam sobrevivido a duas noites em aproximadamente 6.700 metros de altitude, no meio do glaciar dos polacos, com temperaturas entre 20 a 30 graus abaixo de zero, sem barraca, saco de dormir ou fogareiro.
A operação de resgate envolveu cerca de 40 policiais, todos os guarda parques, um helicóptero e diversos guias de alta montanha, na maior operação de resgate que se tem notícia da montanha.
Além da perda do guia argentino, uma alpinista italiana também morreu. Todos os demais sofreram congelamentos, hipotermia e desidratação
.O guia argentino era Federico Campanini, que foi encontrado descompensado e inconsciente e não conseguiu resistir a situação.
Conforme informações oficiais, os italianos eram Mirko Affasio (39), Marina Attanasio (38) e Matteo Refrigerato (35). Elena Senin (38), foi a primeira vítima fatal."

Como disse Pedro Hauck em seu blog:"
Subimos montanhas para celebrar a vida e não para perdê-las."

Agora amigos, não é o momento de tentar encontrar os culpados(se houver) e sim trazer para nossa vida a OBRIGAÇÃO de nos preparar para nossos desafios, pois sem planejamento e preparo, nenhum projeto se realiza com sucesso...

Que seja essa a imagem que guardemos de cada cume (Imagem mostra dois dos Italianos que estavam no Aconcagua. Na fotos: Matteo Refrigerato, Antonella Targa e Mirko Affasio)

Fonte: Altamontanha.com

Besos!
Me voy!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bufa - Para o Banff 2009!!!

Mens sana in corpore sano!

Algumas fotos lá de casa